Vetor

Vetor

“Variável composta homogênea unidimensional. Isso quer dizer que se trata de um conjunto de variáveis de mesmo tipo, que possuem o mesmo identificador (nome) e são alocadas em sequencia na memória.”(Ascenio, A., Campos, E., 2012)

“Variáveis compostas homogêneas correspondem a posições de memória, identificadas por um mesmo nome, individualizadas por índices e cujo conteúdo é de mesmo tipo.” (FARRER, H., BECKER, C., 1999)

Vetores são variáveis compostas por serem organizada uma ao lado da outra, conforme exemplo. Unidimensional por possui somente uma dimensão, ou seja, uma linha. O fato de possuírem somente uma declaração para representar todas as variáveis compostas faz com que as variáveis compostas (vetores) possuam o mesmo tipo informado na declaração. Porém cada variável pode assumir valores diferentes, para isso cada elemento do vetor possui um identificador único, chamado de índice.

Exemplo:

O vetor abaixo possui 10 posições. Podemos dizer também que a figura representa 10 variáveis organizadas uma ao lado da outra. Essas 10 variáveis juntas forma a variável NOTA. Essa variável possui somente numero inteiros. Dentro da variável NOTA posso guardar 10 valores, conforme ilustrado abaixo. Na posição 1 possui o valor 60, na 2 o valor 70 até chegar a posição 10 com o valor 86.

Em Python os vetores são chamados de Listas e não possuem tipo definido, ou seja, pode-se armazenar em um Lista valores de diferentes tipos e não se limita o tamanho da Lista.

vet notas

Declaração em C:

int vet[10];
// int: define o tipo do vetor
// vet: nome do vetor
// [10]: quantidade de elemnentos do vetor
//       primeiro índice 0 último 9

Declaração em Python:

vet = []

Atribuição de valores

:

Como foi mostrado na definição, uma variável vetor pode guardar “n” valores. “Isso é realizado por meio da atribuição “=”. Porém para fazer a atribuição diferentemente das variáveis normais, temos que além de informar o nome referenciamos também a posição do vetor que se quer armazenar o valor.

Atribuição de Vetor em C:

vet[0] = 0;
vet[1] = 1;
...
vet[9] = 9;

Atribuição de Vetor em Python:

vet.append(0)
vet.append('A')
vet.append("Casa")

Dica: Toda atribuição deve ser informado o índice do vetor!

Preenchendo um vetor:

O preenchimento de um vetor é o processo pelo qual são realizados diversas atribuições de valores aos elementos de um vetor. Normalmente esse processo é sequencial, onde o vetor é preenchido um elemento de cada vez.

Para se fazer uma atribuição sequencial, onde o processo será repetitivo e o inicio e fim da repetição é conhecido, é mais utilizado a estrutura de repetição FOR. O exemplo abaixo mostra como preencher o vetor NOTA.

Preenchendo Vetor em C:

int i; //variável contador
for(i=0; i<10; i++){
   printf("Informe Nota: ");
   scanf("%d", &vet[i]);
}

O “for(i=0; i<10; i++)" irá repetir a instrução "printf("Informe Nota: "); scanf("%d", &vet[i]);" várias vezes. Preenchendo Vetor em Python:

vet = []
for i in range(0,10):
    vet.append(input("Informe a Nota: "))

O “for i in range(0,10):” irá repetir a instrução “vet.append(input(“Informe a Nota: “))” várias vezes.

Dica: Toda vez que atribuir um valor ao um vetor informar a posição do vetor. Caso esteja dentro de um for a referência será a variável contador do laço.

Percorrendo um vetor:

Depois de se preencher um vetor é será necessário em algum momento obter as informações que foram guardadas. Normalmente esse processo é sequencial, onde o vetor é percorrido um elemento de cada vez.

Para se percorrer sequencialmente, onde o processo será repetitivo e o inicio e fim da repetição é conhecido, é utilizada a estrutura de repetição FOR. O exemplo abaixo mostra como percorrer o vetor NOTA.

Percorrendo Vetor em C:

int i; //variável contador
for(i=0; i<10; i++){
   printf("Nota: %d", vet[i]);
}

O “for(i=0; i<10; i++)" irá repetir a instrução "printf("Nota: %d", vet[i]);" várias vezes. Percorrendo Vetor em Python:

vet = []
for i in range(0,10):
    print(vet[i])

O “for i in range(0,10):” irá repetir a instrução “print(vet[i])” várias vezes.

Deixe uma resposta

Specify Google Client ID and Secret in Super Socializer > Social Login section in admin panel for Google Login to work

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *